Plano de Marketing Multi Nível, o que você precisa saber sobre ele
Você quer inserir a sua empresa no Marketing Multinível, saiba que existem vários tipos de MMN, se você não tem ideia de como criar um plano de negócio específico? Calma, vamos lhe ajudar nesta matéria que a agencianaweb preparou para vocês. Antes de mais nada, é necessário você entender que esse tipo de negócio será o melhor para você.
Um plano de negócio fala por você!
Quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Esteja à
vontade para acrescentar algo que julgar necessário.
Não é nenhum bicho de 7 cabeças, são apenas 5 passos para criar um plano de negócio simples, prático e eficiente. Quanto mais você detalhar e descrever as informações com clareza, melhor ficará o seu plano. Vamos lá!
1- Preencha uma planilha de custos
Sim, você precisa iniciar o seu plano com uma planilha. Não pule ou adie essa etapa. Aqui na Maxnível, o nosso setor de consultoria fornece uma planilha de custos para os nossos clientes preencherem. Porém, se você não tiver uma, vai precisar criar. Então, saiba que é muito importante você ter em mãos todos os dados de tributação, custos de cada produto e margem de lucro, pois eles devem constar na sua planilha.
Organize de maneira que as informações fiquem claras, e não se esqueça de descrever todos os produtos e/ou serviços que pretende trabalhar no Marketing Multinível. Lembrando que esses custos devem ser sustentáveis, porque se for identificado algum tipo de irregularidade, o seu plano será reprovado.
Por isso, seria interessante você entrar em contato com a nossa consultoria primeiro, pois eles podem te orientar sobre possíveis alterações e encontrar alguma solução, caso as informações estejam inadequadas.
2- Defina o tipo de estrutura da sua rede
Nesta etapa você vai precisar escolher em qual tipo de rede a sua empresa vai se estabelecer. Não existe um modelo preestabelecido, geralmente depende da estratégia usada por cada empresa. Eu vou te mostrar agora alguns tipos de matrizes muito usadas por várias empresas, talvez te ajude a ter uma base.
Binário - Usa-se dois distribuidores diretos (a perna esquerda e a perna direita). Ou seja, cada representante patrocina apenas 2 novos distribuidores, assim descendo sucessivamente a escala. No plano de compensação binário o valor pago ao distribuidor é referente ao volume total de cada perna, ao invés do número de níveis de distribuidores.
Unilevel – Este é um plano simples, onde podem ser cadastradas quantas pessoas quiser abaixo de um consultor cadastrado. Assim cada pessoa abaixo do consultor pode cadastrar quantas pessoas quiser, desenvolvendo cada vez mais o número de níveis.
Forçada – Nesta matriz há um limite de lateralidade e de profundidade, ou seja, o distribuidor NÃO pode cadastrar quantas pessoas quiser na primeira linha ou nos níveis abaixo. Quando atingir o limite estabelecido, pode-se usar a matriz realocável, onde o sistema irá abrir uma nova geração.
Linear – Esta matriz tem infinita lateralidade, ou seja, o distribuidor pode cadastrar quantas pessoas quiser na primeira linha. E tem ganhos de profundidade limitados, por exemplo: ganhos de bônus até a 10ª geração.
Híbrida – Este plano possibilita que a empresa use dois modelos de matrizes juntos. Por exemplo: é muito comum usar binário e linear.
Esses são alguns modelos de rede muito usados, mas você pode modificar e adequar as necessidades do seu plano de negócio.
Fique atento: Não crie ganhos inadequados ou inalcançáveis, a sua oportunidade de negócio deve ser viável e dentro da legalidade.
3- Estabeleça os planos de adesão e ativação mensal
Chegou a hora de definir quais serão os planos de entrada de novos distribuidores no negócio, ou seja, aqueles kits conhecidos como básico, executivo ou top. Geralmente são usados de 3 a 4 opções de kits, mas você pode escolher conforme preferir. Você pode descrever os benefícios de cada um deles de forma bem atrativa e de fácil entendimento. Afinal de contas, toca o bolso e o coração da pessoa, não é mesmo? Demonstre que a sua oportunidade é compensatória.
Calma, ainda falta decidir sobre a ativação mensal. Mas é bem simples. A cada mês, todos os distribuidores ficam inativos e devem fazer a sua ativação, isto é, um valor de consumo mínimo de compras. Quem define isso é a empresa, que neste caso, é você.
4- Elabore um manual de regras
Em todos os lugares existem regras para a boa convivência, não é? No seu plano de negócio não é diferente. Um manual de regras permite que haja sustentabilidade no sistema, estas normas devem ser seguidas pelos distribuidores e serão configuradas dentro do escritório virtual e na rede. Em tudo, na verdade! É o que chamamos de travas, funciona como um teto de valores, bonificações e qualificações que não podem ser ultrapassadas ou violadas. Todas essas regras funcionam como uma composição financeira, e são estabelecidas por quem? Sim, por você! Por isso, tome um cafezinho, e pense no que irá escrever.
5- Crie uma apresentação do seu plano de negócio
Você pensou que o plano de negócio era só a apresentação pronta no slide, né? Nada disso, para chegar aqui é preciso passar por todos esses passos anteriores. Este é apenas um resumo do que já foi discutido e definido antes pela empresa, como um planejamento mesmo.
Tenha sempre em mente que o maior usuário do seu plano é você mesmo, então você precisa dominá-lo muito bem.