Uma PWA pode ser facilmente um blog, um site institucional, uma loja ou uma coleção de memes de gatos. Na essência, um PWA é apenas uma maneira de otimizar seu código para uma entrega melhor e mais rápida. Você pode e deve aproveitar essas novas possibilidades, independentemente do seu conteúdo.
O termo “Aplicativo” em PWA é muito debatido, pois algumas pessoas acham que ele comunica a idéia errada. Na minha opinião é apenas um nome, hoje em dia é difícil definir a diferença entre sites e “web apps”.
Você não precisa ser uma Single Page Application baseada em JavaScript Mesmo se você não possuir uma SPA de última geração não há razão para não usar essa tecnologia. Meu site é baseado no Nuxt.js, um Framework do Vue.js e é uma PWA. Se você possui qualquer tipo de aplicação web poderá se tornar uma PWA.
A beleza disso é que as PWAs oferecem o melhor dos dois mundos - links diretos e URLs da www, acesso offline, notificações push e muito mais a partir de aplicativos nativos, enquanto permanecem completamente independentes da plataforma. Nenhuma loja de aplicativos, nenhuma base de código iOS / Android separada, apenas a web.
O “P” significa progressivo, o que significa que tudo nele pode ser visto como uma camada extra de aprimoramento. Se um navegador antigo não o suportar, ele não será interrompido; ele volta ao padrão: um site comum.
Transformar seu site em um PWA oferece algumas vantagens:
Mesmo se você não espera que seus usuários “instalem” sua PWA (colocar um atalho na tela inicial), ainda há muito a ganhar. De fato, todas as etapas necessárias para criar uma PWA melhorarão o seu site e são consideradas práticas recomendadas.